evig: (15 - leitura)
[personal profile] evig
Eu iniciei a leitura deste livro em 2012 ou 2013 e parei no capítulo XII devido às circunstâncias externas das quais eu não me lembro. Reli recentemente e integralmente.
Essa edição que tenho é a que a Leya (pelo selo Lua de Papel) lançou em 2009 devido à relação que os personagens de Crepúsculo têm com a obra. Dito isso, a capa, a orelha e a sinopse trabalham em função dessa relação, com o subtítulo O amor nunca morre! e o catálogo sistemático categorizando a obra como literatura juvenil. Eu comecei a ler O Morro do Ventos Uivantes por indicação e esta era a edição que veio parar aqui em casa... mas eu sabia antecipadamente sobre o plot e que a obra faz parte do cânone literário, e por isso, não pode ser apenas “uma surpreendente história de amor”, como esta edição faz crer. Não estou querendo dizer que uma história de amor não possa constar num cânone literário. Romeu e Julieta é canônico. Mas a história de Cathy e Hearthcliff tem mais implicações complexas que uma história de amor simplesmente.
[Spoilers]
Read more... )

A crítica do Wattpad

Mar. 22nd, 2017 10:39 am
evig: (12 - dark)
[personal profile] evig
No meio do ano passado, mais ou menos, descobri a plataforma de fanfic e histórias originais Wattpad. É de lá que livros como After e Diário de uma escrava vieram, depois de ganharem popularidade. Como estudante de literatura e escritora amadora que há uns dez anos convive com esse tipo de ambiente virtual, fiz uma conta e procurando certos perfis e lendo alguma coisa percebi algumas características bem diferentes da “minha época”. A principal é que o sistema de votos e visualizações é mais importante que os comentários. E essa importância vai do que o autor acha importante, porque denota popularidade, e com popularidade, o livro aparece num ranking, que tem certa preferência nas buscas caso esteja numa posição elevada, e se sua história tiver algumas milhares de visualizações, uma editora pode querer publicá-lo em papel, o que gera mais popularidade...

A segunda diferença é que a capa do livro é tão importante quanto a história. Isso gerou uma imensidade de perfis especializados (ou nem tanto) em criar capas.
A terceira é que o papel dos comentários foi transposto aos perfis de resenhas e críticas, e é aqui que eu e Ezra entramos. Pesquisando esses tipos de perfis juntamente com os livros de desafios, nos deparamos com autores que não aceitavam histórias com teor queer e na procura de um perfil voltado para as histórias LGBTs, simplesmente não encontramos em português. Oras, criamos então o DesafioLGBT, com o intuito de divulgar (e encontrar boas) narrativas queers, além de gerar desafios literários que não sejam desafios de gênero (como são a maioria).

Como leitora e escritora, meu trabalho de leitura crítica é dramático. Quem teve perfil no Nyah! há algum tempo pode notar a queda de qualidade das histórias conforme o site foi crescendo. Não querendo ser elitista, mas já sendo, os autores que se dedicavam a escrever fanfic e mesmo originais, de fato se dedicavam e se divertiam. Aos meus olhos, talvez deslumbrados naquela época com o fanfiction.net e comunidades do LiveJournal, nossa preocupação com verossimilhança, coerência interna, e outros tópicos de estruturas narrativas eram discutidas nos comentários das histórias e fora deles, não com esses termos, mas sempre contando com a boa vontade e o olhar atento de um leitor que cedeu seu tempo para ajudar o autor. Conto por experiência própria que eu aprendi dessa forma que revisão era importante, leitor beta era importante, estruturar histórias longas e fazer perfis de personagens era importante. Descobri meus pontos fracos e com o tempo, os não tão fracos assim. Descobri temas e elementos que eu queria tentar. Me deixei tentá-los.

Talvez, tenha encontrado histórias de qualidade porque os sites que eu frequentava não eram gigantes como é o Wattpad (e porque na época, fanfics não eram publicadas, logo, a popularidade era um bônus e não um objetivo).

Um professor meu disse que as coisas ruins (que a academia diz que é ruim) devem ser estudadas também. Também ouvi em algum lugar que a leitura de livros ruins (ou filmes ruins) nos faz pensar criticamente e nos faz procurar os motivos daquela obra não ser boa (objetivamente falando).

Como crítica (minha pior versão), meu papel é ligar minha necessidade de destrinchar uma obra e entender seus defeitos à um sentimento de bom samaritanismo (que vem muito da revolta de não encontrar boas histórias com os temas que gosto) de ajudar esses escritores que cometem erros tão...primários (e que ainda sim têm grande popularidade).
A questão de divulgar mais as obras LGBTs é uma questão de princípio pessoal e de causa: há muita literatura hétero no mundo. Se a obra em questão é boa ou não, fica a cargo da resenha crítica que o nosso perfil disponibiliza.

A abertura das Olimpíadas

Mar. 17th, 2017 02:02 pm
evig: (04 - banco)
[personal profile] evig
Em memória de D. Helena

- Queria ter visto a abertura das olimpíadas. Dizem que foi tão bonito...
- Foi ontem neh?!
- Foi, mais foi muito tarde, eu fui dormir.

Eu estava me fodendo pras olimpíadas, mas eu supria minhas demandas de beleza por outros meios, outras mídias. Minha avó só tianha a TV e não era sempre que passava algo bonito nos canais. Além disso, ela dividia o aparelho injustamente com os netos, que brotavam do nada na hora da sua única novela, trocavam de canal sem permissão e sentavam bem em frente à tela.

- Vai passar reprise, vó.

Não passou.

- Deve ter na internet, vó.

Até tinha, mas ela mau enchergava na tela pequena do meu smarthfone.

- As férias estão chegando, vó.

Nem estavam, mas “as férias estão chegando” era como um mantra pra ela; vivia repetindo sempre que estava de saco cheio dos netos, dos filhos, daquela casa. O problema era que ela sempre ia para a minha casa (a casa da minha mãe), no interior e com os filhos e os netos, então era meio que uma ilusão.

Profile

15brigadeiros: (Default)
15 Brigadeiros

January 2016

S M T W T F S
     12
3456789
10 111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Most Popular Tags

Style Credit

Expand Cut Tags

No cut tags
Page generated Mar. 30th, 2017 10:48 am
Powered by Dreamwidth Studios